Quem nós somos?

Gileade significa: "Região rochosa". Nome aplicado à região inteira da Transjordânia ocupada pelas tribos de Rúben, Gade e metade de Manassés. Geograficamente, a própria Gileade era montanhosa, uma terra coberta de bosques e pastagens. Nessa terra se produzia especiarias e gomas aromáticas (Gn.37.25). O "bálsamo de Gileade" era a seiva duma árvore que cresce naquela região, que tem substância de valor para cura de inflamações (Jr.8.22). Era um lugar de refúgio. Entre aqueles que buscaram refúgio em Gileade, podemos citar: Jacó (Gn.31.21-55), Os israelitas que fugiam dos filisteus (1Sm.13.7), Isbosete (2Sm.2.8,9) e Davi (2Sm.17.22). Uma parte da terra prometida (Dt.3.12-16).

Essa é a definição do nome GILEADE que atribuímos a nossa denominação. O objetivo é nos propormos como: “Um lugar seguro, de refúgio, de cura e de unção” para todos que se achegarem até nós.

Nossa missão local:

"Buscar a restauração de vidas através do poder do Espírito Santo".

Nossa visão local:

"Queremos ser uma igreja pentecostal bíblica".

Nossos valores locais:

• Autonomia.
  • Adoção do modelo bíblico de “igreja rebanho”.
  • A prática de uma reflexão social sem utopia e sem demagogia.
  • A prática do discipulado.
  • A moderação.
  • A transparência.
  • A vida pela fé.
  • O pentecostalismo histórico moderado.
  • A preservação de sua história.
  • O uso da ética para o bem estar de nossos relacionamentos com o próximo e com a própria instituição.

Nossa teologia:

Somos uma igreja de teologia:

• Clássica: Que preza pelos fundamentos já estabelecidos, nos credos: dos Apóstolos, de Cesaréia, de Nicéia, Niceno, Atanasiano e Calcedoniano. Nos cinco pilares da reforma protestante: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, e Soli Deo Gloria e nas doutrinas fundamentais explanadas na Teologia Sistemática.
  • Pentecostal: Uma teologia da mesma fé, experiência e prática da Igreja Primitiva, que nasceu no dia de Pentecostes. Firmada nos quatro pilares do movimento pentecostal: Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e voltará.
  • Ortodoxa: Que preza pela interpretação correta do texto bíblico. Com base na hermenêutica e exegese.

Nosso tipo de igreja:

Somos uma igreja MISSIONÁRIA

Nossa Confissão de Fé

Cremos...

1. Em um único Deus (Is.45.5), Criador de "todas as coisas" visíveis e invisíveis (Is.44.24; Cl. 1.16-17), atemporal (Is.40.28), ilimitado e imaterial (Jo.4.24), pessoal (Gn.1.26) e Santo (Sl.22.3), subsistente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (Mt.3.16,17), onisciente, onipotente e onipresente (Hb.4.13; Gn.17.1; Sl.139.7) e que governa soberanamente todas as coisas (Lm.5.19; Jr.10.23).

2. Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2Tm.3.14-17).

3. Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is.7.14; Mt.1.20; Rm.8.34 e At.1.9).

4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm.3.23; Ef.2.1-3 e At.3.19).

5. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça mediante a fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo.3.3-8, Cl.3.9,10 e Ef.2.8-9).

6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10.43; Jo.5.24 ; 1Ts.5.9, Hb. 5.9; 7.25 e Rm.1.1).

7. No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt.28.19; Rm.6.3-6 e Cl.2.12) e na Santa Ceia como ato memorial de sua morte (1Co.11.23-29).

8. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb.12.14; 1Ts.5.23 e 1Pe.1.15).

9. No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com suas devidas evidências, conforme a Sua vontade (Lc.24.49; At.1.5; 2.4,16-18).

10. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1Co.12.1-12).

11. Na Segunda Vinda pessoal de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts.4.16-17; 1Co.15.51-54; Ap.19.14; Cl.3.4; Mt.24.30; Zc.14.5 e Jd.14).

12. Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa de acordo com as obras praticadas por meio do corpo (2Co.5.10).

13. No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Dn.12.2; Ap.20.11-15).

14. Num novo céu e numa nova terra onde habitaremos eternamente com Cristo (2Pe.3.13).